7 de setembro de 2014

Oficinas de Fotografia com Lilian Barbon

Abriram inscrições para oficinas de Fotografia na Casa.
(clique nas imagens para saber mais)

As oficinas serão ministradas por Lilian Barbon (Florianópolis-SC), fotógrafa e artista visual, mestre e bacharel em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC e especialista em “Fotografia: Práxis e Discurso Fotográfico”, pela Universidade Estadual de Londrina – UEL.


OFICINA DE FOTOGRAFIA PINHOLE (Foto com Lata) 
Dia: 28 de setembro (domingo)
Horário: Das 9h às 12h / 14h às 18h
Local e Inscrições: Casa da Cultura (Joinville)
Valor: R$ 85,00
Inscrições até 19 de setembro
Idade mínima: 15 anos. Vagas Limitadas!



OFICINA DE LIGHT PAINTING (Desenhando com a Luz)
Dia: 27 de setembro (sábado)
Horário: Das 14h às 17h / 18h às 22h
Local: Casa da Cultura (Joinville)
Valor: R$ 85,00
Inscrições até 19 de setembro
Idade mínima: 15 anos. Vagas Limitadas!


Mais informações sobre a Oficina de Fotografia PinHole:

O QUE É PINHOLE?
Pinhole é um processo alternativo de se fazer fotografia sem a necessidade do uso de equipamentos convencionais. Sua câmera artesanal pode ser facilmente construída utilizando-se materiais simples e de baixo custo. Nesta oficina utilizaremos uma lata como câmera fotográfica. 

O nome inglês Pinhole pode ser traduzido como “buraco de agulha” por ser uma câmera fotográfica que não possui lentes, tendo apenas um pequeno furo (de agulha) que funciona como lente e diafragma fixo no lugar de uma objetiva. Embora muito simples, o processo da fotografia pinhole apresenta resultados surpreendentes.
OBJETIVOS 
- Introduzir os participantes a uma iniciação fotográfica através da construção de uma câmara artesanal e do entendimento da atuação da luz na câmara escura, buscando entender como se dá o processo de captura da imagem com as diferentes possibilidades de luz natural. 

- Auxiliar no ensino das artes, mas especificamente da fotografia, introduzindo os alunos à prática laboratorial, apresentando artistas que utilizam à técnica em seus trabalhos artísticos e orientando os alunos a desenvolver suas próprias câmeras artesanais. 

PRÉ-REQUISITOS:
Cada participante deverá levar uma lata com tampa de alumínio, não importando o tamanho. Exemplos: Latas de leite em pó, latas de Nescafé, latas de panetone, etc.


Mais informações sobre a oficina de Light Painting: 

O que é Light Painting?
Light Painting (pintura com luz) é uma técnica fotográfica que permite captar um rastro luminoso no espaço ao mover uma fonte de luz (ou a câmera fotográfica) com lenta velocidade do obturador. Através dela é possível criar composições inusitadas, com aspectos surreais e psicodélicos. Além do uso artístico, hoje o light painting é recorrentemente empregado na fotografia publicitária, gastronômica, arquitetônica, entre outras, sendo um recurso que diferencia o resultado final dos trabalhos mais comuns.


Nesta oficina, destinada aos já iniciados na técnica fotográfica, os participantes utilizarão diferentes tipos de fontes de luz para criar desenhos e composições inusitadas, com aspectos surreais e psicodélicos. Serão discutidos os princípios básicos da composição em Light Painting através de exercícios práticos, sendo a prática orientada o principal método de trabalho. Também serão apresentados diversos artistas que utilizam a técnica em seus trabalhos fotográficos.

Pré-requisitos: Os participantes deverão ter uma noção básica de fotografia (obturador, diafragma, ISO) e deverão trazer uma câmera fotográfica que permita o controle manual da exposição (velocidade do obturador), tripé e objetos luminosos, ou que iluminem, tais como lanternas (de todos os tipos), velas, etc. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui!