27 de novembro de 2012

Prêmio Darcy Ribeiro

Projeto educativo do Museu de Arte recebe Prêmio Darcy Ribeiro 2012
O Museu de Arte de Joinville (MAJ) teve um dos seus projetos de educação museal premiado na edição 2012 do Prêmio Darcy Ribeiro. Em sua quinta edição, o prêmio contemplou projetos de diversas cidades do país, sendo que de Santa Catarina foram premiados apenas quatro projetos. O MAJ foi premiado com o Projeto Multidisciplinar, que envolve instituições e públicos em ações de educação não-formal relacionadas a arte.
 
Realizado desde 2010, o Projeto Multidisciplinar tem por objetivo ampliar o acesso ao patrimônio artístico e cultural, qualificando as mediações, a toda comunidade em programas e projetos diferenciados, mediante parceria entre instituições e o Museu de Arte de Joinville. O projeto desenvolve ações de educação não-formal relacionadas a arte, por meio de diferentes tipos de mediação, incentivando a apropriação do patrimônio cultural e artístico, promovendo o acesso e a democratização sócio-cultural.A profª de História da Arte da EAFA, Leandra Schmidt, faz parte deste Projeto.

 
Em 2012, o projeto foi desenvolvido em parceria com o Centro de Referência da Assistência Social – CRAS do bairro Morro do Meio. As ações realizadas na sede do CRAS e no MAJ atenderam cerca de 30 participantes, entre crianças, adolescentes, educadores sociais e demais funcionários. A edição foi realizada em quatro etapas envolvendo visita da equipe do Museu ao CRAS, visita dos participantes à Exposição À Deriva do Programa Rumos Itaú Cultural 2011-2013 e ao jardim da unidade, proposta/produção artística e montagem da exposição. A exposição intitulada O que do museu eu guardo no Morro do Meio..., aberta para visitação do dia 31 de outubro a 14 de novembro, na sede do CRAS Morro do Meio e apresentou as produções artísticas das crianças e adolescentes, além de imagens da realização das etapas do projeto. As imagens sobre a realização do projeto podem ser acessadas no blog do Setor de Arte-Educação (http://museudeartedejoinvilleeduc.blogspot.com.br).

Por não apresentar um funcionamento específico, este projeto é desenvolvido para atender as especificidades da instituição parceira. Desde 2010, as edições do projeto foram realizadas com diferentes parcerias, com o Setor de Braille da Biblioteca Pública Municipal Rolf Colin, com o Curso de Artes Visuais - Univille, com o Curso de Piano da Escola de Música Villa-Lobos – Casa da Cultura.

Na primeira edição em 2010, denominada comTato, teve por objetivo incentivar a apropriação do MAJ não só pelo público em geral, mas principalmente pelos deficientes visuais, fazendo uso de uma experiência sensorial e tátil, com esculturas do artista Mário Avancini que integram o acervo do Museu. Esta ação propiciou um novo olhar para todos os visitantes, pois buscou desenvolver outros sentidos além da visão.

 
A segunda edição do projeto foi desenvolvida com os alunos e professores do 3º ano do Curso de Artes Visuais da Univille, com o objetivo de identificar as diferentes fontes no tratamento com a arte, patrimônio e acesso para diversos públicos. O resultado foi a elaboração de um projeto curatorial que promovesse o acesso de pessoas com deficiência visual.

Na terceira edição (2011), os alunos da Escola de Música Villa-Lobos (EMVL), do curso de piano ministrado pelo professor Marco Aurélio Schmidt, foram estimulados a elaborar composições musicais tendo como referência as obras de Fernando Lindote. Na época, estavam expostas as mostras “Dito Isso”, “Atlas Hermético” e “A Ninfa e o Palácio” de Fernando Lindote. A finalização do projeto ocorreu com a apresentação das composições nos espaços do MAJ.

 
O Prêmio Darcy Ribeiro integra o Programa de Fomento aos Museus Ibram 2012. Os projetos premiados receberão uma iniciativa no valor de R$ 10 mil. Esse recurso será investido nas próximas edições do projeto, que serão realizadas em 2013. As instituições que tiverem o interesse em participar dos projetos educativos desenvolvidos pelo Museu de Arte de Joinville (MAJ), podem entrar em contato com o Setor de Arte-Educação pelo email maj@joinvillecultural.sc.gov.br ou (47) 3433.4677 no museu.


Informações adicionais à imprensa: (47) 3433.4677 | 8413.8526 com Carlos Franzoi
Fundação Cultural de Joinville
Jenifer Leu – Assessora de Imprensa
(47) 3433.2190 | 8413.9262

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui!